Como funciona uma portaria Remota?

02/dezembro/2021

Em busca de maior segurança, o número de portarias remotas cresceu de forma significativa no Brasil ao longo dos últimos anos. Só em 2021, houve um aumento de 33% nas contratações de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese).  

O motivo para isso está no crescimento no número de prédios e condomínios nas cidades — não apenas em grandes metrópoles. Além disso, essa forma de moradia tem ganhado cada vez mais espaço por trazer mais segurança e redução de custos. 

Sendo assim, buscando disseminar mais informações a respeito desse serviço, neste artigo você entenderá como funciona uma portaria remota e quais as vantagens de adotar um serviço dessa natureza. Acompanhe a leitura! 

O que é uma portaria Remota? 

Antes de entender como funciona esse sistema, é importante compreender o que é uma portaria virtual. Ele é formado por uma central de operação, com vários operadores, que ficam remotamente assegurando os condomínios. O sistema integrado de segurança envolve sistema de alarme monitorado 24horas, sistema de controle de acesso de pessoas e veículos, sistema de proteção perimetral e câmeras de segurança. 

Portanto, a portaria virtual agrega uma maior segurança em todos os condomínios, pelo conjunto de segurança que está envolvido, podendo ser feito por moradores, sendo uma modalidade autônoma, ou por uma central especializada, modalidade assistida. 

Dessa forma, além do aumento na segurança, é capaz de gerar uma redução de até 80% nos custos do condomínio, com pessoal. Com isso, há uma redução no valor mensal para o condomínio ou empresa. Assim, a redução nos valores pode ser um fator decisivo para a contratação desse serviço. 

Como funciona uma portaria remota? 

A portaria virtual ou porteiro eletrônico é formada por operadores porteiros, que ficam à distância, remotamente, conectada a uma central que faz o registro de entrada e saída das pessoas e dos veículos que estão adentrando a propriedade. Além de monitorar o perímetro e câmeras de segurança. Ela pode funcionar de duas formas: 

Operada remotamente / assistida 

Nessa modalidade, os funcionários treinados pela empresa fazem todo o controle da movimentação dentro do condomínio. Desse modo, em tempo real, os visitantes podem entrar em contato com a central para que o condômino seja abordado para autorizar a entrada da pessoa em questão.   

 Nessa modalidade, o controle fica com os operadores da central, onde receberão os chamados de entrada ou saída, confirmarão dados e solicitarão a devida liberação aos moradores. 

Operado pelos moradores 

Na portaria operada pelos moradores, por sua vez, os próprios condôminos fazem a checagem e autorização das visitas de forma remota. Assim, os moradores têm todo o controle dos portões, incluindo o acesso à garagem.  

Tecnologia é a palavra-chave nesse modelo de portaria, que pode contar, hoje em dia, com uma internet muito mais rápida do que se tinha antigamente, isso promove eficiência e rapidez. E as câmeras com alta resolução proporcionam uma segurança a mais para os clientes. 

Quais as vantagens desse investimento? 

Como você viu, a primeira vantagem é inegável: o baixo custo de implantação e gerenciamento. No entanto, há uma série de pontos positivos provenientes da contratação de uma portaria virtual, como: 

Além disso, com esse sistema, os síndicos e moradores ficam despreocupados com faltas, férias ou horas extras de porteiros presenciais. A portaria virtual funciona 24 horas por dia, e 7 dias da semana. 

Além de ser um sistema com baixo custo, ele também oferece mais privacidade para os usuários. Os acessos, mesmo que controlados por uma central da empresa, são feitos por pessoas contratadas que não têm nenhum contato com o condômino.  

Outro aspecto importante é que as entradas e saídas ainda ficam registradas no aplicativo da empresa. Ou seja, é possível ter um histórico as entradas e saídas do seu condomínio.  

Apesar de ser um critério fundamental para muitos e ser uma característica atrativa na contratação do serviço de portaria virtual, o preço não deve ser o único ponto a se analisar na hora de pesquisar e efetuar a contratação de uma empresa.   

É necessário que haja uma pesquisa sobre a procedência das empresas de portaria, se possuem vasta experiência com segurança, se possuem estrutura 24 horas para atender as demandas de falhas e correções, se oferecem segurança de dados, se os softwares utilizados são protegidos contra ações de pessoas mal-intencionadas, entre outros.  

Para investir em portaria com segurança, conheça mais a respeito das nossas opções de serviço e, com o auxílio dos nossos consultores, faça a sua escolha de portaria ideal.  

Servis é mais que portaria remota, é decisão inteligente para o seu condomínio.