A portaria remota é responsável por trazer mais segurança aos condomínios. Esta segurança se estende a todos os momentos que envolvem a rotina dos moradores, inclusive, o momento de receber encomendas. E o recebimento de encomendas com a portaria remota é um dos fatores que ajudam na proteção dos moradores.
De acordo com dados do Sistema de Informações Criminais (Infocrim), em quatros anos houve uma média de 12 mil casos de furtos e roubos em condomínios de São Paulo. Esta é uma realidade que se estende para vários estados do país, deixando muitos moradores temerosos dentro de suas casas.
Tendo em vista que em muitos casos os bandidos conseguem acessar o condomínio pela porta da frente, enganando porteiros, síndicos e moradores, as soluções com tecnologia aplicada trabalham para evitar estas situações de perigo.
Nesse contexto, a portaria remota monitora tudo o que acontece no prédio, desde fluxos de saídas e entradas de visitantes até o recebimento de encomendas. Contudo, ainda existem muitas dúvidas a respeito da entrega de encomendas em condomínios que funcionam com uma central de atendimento, principalmente pela ausência de um porteiro que faça esse contato direto com os entregadores.
Nesse artigo, você vai entender como funciona o recebimento de encomendas com a portaria remota e a importância de estabelecer protocolos de segurança no seu prédio. Acompanhe a leitura!
O que é uma portaria remota?
Antes mesmo de entender como funciona o recebimento de encomendas com a portaria remota, você precisa saber como funciona esse serviço.
A portaria remota é um sistema que monitora todas as atividades do condomínio. Ou seja, no lugar de ter um porteiro controlando os fluxos de entrada e saída, toda a operação acontece através da tecnologia, com o auxílio de câmeras de vigilância e profissionais treinados que atuam diretamente de uma central de atendimento.
Como receber encomendas com a portaria remota
Recebimento de correspondências
Normalmente a entrega de correspondências costuma acontecer em dias e horários incertos. Por isso, em condomínios que adotam o serviço de portaria remota, a pessoa responsável por receber as encomendas é o zelador.
Como parte de sua função, o zelador deve receber, conferir e distribuir as correspondências de acordo com o endereço de cada morador. A figura do zelador também é muito importante para o recebimento de correspondências que exigem assinatura para serem entregues.
Delivery rápido
Já em situações que envolvem delivery ou encomendas, a central entra em contato com o morador informando a chegada do entregador ao prédio. Em seguida o morador desce para receber seu pedido.
Também existem alguns condomínios que permitem a entrada do entregador quando o morador autoriza. Mas essa é uma regra que deve ser definida por assembleia com a presença dos moradores.
Como funciona o procedimento quando o morador não está em casa?
Quando o entregador chega ao prédio para a entrega de uma encomenda, a central pergunta para quem é a entrega e faz contato com o morador para seguir o procedimento de recebimento. Caso o morador não esteja em casa no momento da entrega, a central contata o zelador, que deve ficar responsável pelo recebimento.
E se o morador autorizar a entrada do entregador?
Como cada prédio tem suas próprias regras, prevalece o que estiver definido previamente pelo regimento interno.
Mesmo que o morador peça para liberar a entrada do entregador para que ele deixe a encomenda na porta do apartamento, a central só vai autorizar a entrada se o procedimento tiver sido aprovado e passado pelo síndico.
Esse procedimento é definido logo no contrato de instalação da portaria remota e fica documentado na central para que seja consultado sempre que necessário.
Ou seja, em todos os exemplos citados, não existe o risco da sua encomenda ou pedido retornar por não ter quem receba. A central da portaria remota está sempre atenta a todas as movimentações que acontecem no prédio.
É importante lembrar que com a portaria remota todos os procedimentos ficam registrados em imagem e áudio na central, podendo ser consultados sempre que for necessário para solucionar qualquer questão.
Além disso, com a portaria remota os condomínios contam com proteção e suporte 24 horas por dia, com assistência constante para os moradores. Contudo, ao contratar uma empresa para operar o sistema no seu condomínio, é importante escolher uma que tenha tempo e expertise de mercado.
Recebimento de encomendas mais seguro com a Portaria Remota Inteligente da Servis
Com mais de 20 anos de atuação, a Servis Tecnologia em Segurança é responsável por proteger mais de 200 portarias, e se destaca por oferecer um serviço tecnológico com baixo custo de implementação. A Servis garante que todos os procedimentos sejam feitos diretamente de uma central própria, com uma equipe de profissionais preparados para atender todas as demandas com mais agilidade e segurança para os condomínios.
Agora que você já conhece como funciona o serviço de entrega de encomendas com a portaria remota, conheça todos os benefícios que a Servis oferece para os seus clientes!